Quem Somos

A AUTORAR EDITORA inicia seus trabalhos no mercado editorial brasileiro com uma proposta diferenciada. Voltada prioritariamente para a edição e produção de infoprodutos, a AUTORAR coloca à disposição de seus leitores e-books de altíssima qualidade, escritos por autores experientes e renomados, altamente especializados em suas respectivas áreas de atuação. Além de e-books, a AUTORAR também atua na produção de vídeos que acompanham os e-books, nas formas de videoaulas, palestras, conferências, entrevistas, análises. 

As linhas editorais da AUTORAR EDITORA são prioritariamente voltadas para a publicação de materiais direcionados para a educação formal, para a pesquisa e para a formação da pessoa no sentido amplo de uma educação informal.

Com Conselho Editorial composto por renomados pesquisadores e competentes profissionais que atuam na avaliação e seleção do que será publicado pela Editora, a AUTORAR conta ainda com a parceria de pesquisadores e profissionais responsáveis pela Direção de suas Coleções e Séries. Além disso, atuam, junto à Editora, revisores experientes, diagramadores e produtores de vídeos especializados. Tudo isso para colocar à disposição do público e-books e vídeos de qualidade.

 

Todos os produtos da AUTORAR são vendidos exclusivamente pela Plataforma de Vendas da Editora (www.autorar.com.br), não sendo comercializados em nenhum outro lugar. 

A AUTORAR EDITORA tem como forte princípio a valorização do autor. Por isso, assume uma política de gestão que garante a transparência na prestação de contas de direitos autorais junto a seus autores, responsáveis por sólida produção de conhecimento no país. Além disso, pautada por critérios oficiais de avaliação de editoras, a AUTORAR busca a excelência em todas as suas ações. 

A AUTORAR inicia seus trabalhos com publicações copiladas por coleção. Assim, as submissões de textos para publicação deverão atentar-se para o escopo das seguintes coleções: Coleção Estudos da Linguagem; Coleção Linguística e Ensino; Coleção Estudos da Edição; Coleção Formação Integral da Pessoa; Coleção Conhecimento Aplicado. As submissões deverão ser feitas pelo e-mail autorar@autorar.com.br.

A AUTORAR lança também seu Catálogo Infantil, seriado em faixas etárias definidas em função tanto da proficiência de leitura do leitor infantil, quanto de características de seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e social. As submissões para o Catálogo Infantil também deverão ser feitas pelo e-mail autorar@autorar.com.br.

Para conhecer cada uma de nossas Coleções e o Catálogo Infantil, basta clicar nos links abaixo

Em breve o público poderá ter acesso a várias obras da AUTORAR EDITORA, que já estão em fase final de produção.

Conheça as Coleções

Estudos da Linguagem - Diretor(a): Fernanda Mussalim

A Coleção Estudos da Linguagem congrega publicações da área da Linguística que têm como objeto de reflexão a língua, o texto, o discurso e todo um conjunto de temas relacionados à linguagem. A partir de diferentes redes teóricas, de diversos contextos de abordagem e de diferentes objetos de análise, as publicações desta Coleção oferecem ao leitor uma perspectiva atualizada de estudos e pesquisas sobre a linguagem, que vêm sendo realizadas no Brasil e também no exterior. A Coleção contempla, ainda, a publicação de obras de outros campos do saber, que afetaram e/ou afetam as teorizações sobre a linguagem produzidas no interior do campo da Linguística, bem como a publicação de traduções de obras relevantes para a compreensão do fenômeno da linguagem. A Coleção Estudos da Linguagem é direcionada àqueles que se dedicam à pesquisa e/ou ao estudo da linguagem: pesquisadores e professores universitários; estudantes de graduação e pós-graduação; professores de escolas públicas e privadas. 

Diretor(a): Fernanda Mussalim
Fernanda Mussalim: Linguista, Professora Titular do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UFU). Autora com grande experiência na organização e edição de livros e coleções, destacando-se, dentre os trabalhos editoriais por ela realizados, a organização, juntamente com Anna Christina Bentes, da coleção de 3 volumes Introdução à Linguística (Cortez Editora) e a direção da Coleção Tradução de Estudos da Linguagem da Editora da UFU (EDUFU), que teve um de seus volumes premiados em 2022 (1º lugar no Prêmio ABEU - categoria de Tradução). Destacam-se, ainda, a autoria do livro Linguística I (acompanhado de 12 videoaulas), publicado pelo IESDE-BRASIL, e dos livros Linguagem: práticas de leitura e escrita (livro do estudante e livro do professor), publicado pela Global Editora/Ação Educativa. É membro dos conselhos editoriais de várias revistas científicas, tendo sido, entre os anos de 2013-2020, membro do Conselho Editorial (área de Linguagem) da Cortez Editora. Atualmente, é Presidente da Comissão de Edição e Revisão da EDUFU.

Linguística e Ensino - Diretor(a): Fernanda Mussalim

A Coleção Linguística e Ensino tem como objetivo construir pontes entre o conhecimento científico produzido nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada e a Educação Básica, por meio de obras voltadas para professores e professores em formação. A Coleção tem, pois, o propósito de contribuir para a melhoria da Educação Básica no Brasil, em especial no que se refere à leitura, à escrita, e à compreensão do funcionamento das línguas. Entretanto, apesar de sua especificidade, ela não se restringe a estudantes e professores de línguas, mas tem um caráter de transversalidade, podendo interessar a estudantes e professores de outras áreas do conhecimento, uma vez que a linguagem – em especial questões relacionadas à leitura e à escrita – é estruturante dos processos de formação em todas as áreas. Com linguagem acessível e diagramação que distribui as informações de modo a propiciar uma leitura fluida, as obras que compõem a Coleção apresentam caminhos por meio dos quais conhecimentos produzidos no campo das ciências da linguagem podem ser operacionalizados em sala de aula, rompendo os muros que separam a universidade da escola. Um grande diferencial desta Coleção é que muitas obras vêm acompanhadas de vídeos (videoaulas, palestras, conferências ou entrevistas) que otimizam a formação e a aplicação das propostas apresentadas.

Diretor(a): Fernanda Mussalim
Fernanda Mussalim: Linguista, Professora Titular do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UFU). Autora com grande experiência na organização e edição de livros e coleções, destacando-se, dentre os trabalhos editoriais por ela realizados, a organização, juntamente com Anna Christina Bentes, da coleção de 3 volumes Introdução à Linguística (Cortez Editora) e a direção da Coleção Tradução de Estudos da Linguagem da Editora da UFU (EDUFU), que teve um de seus volumes premiados em 2022 (1º lugar no Prêmio ABEU - categoria de Tradução). Destacam-se, ainda, a autoria do livro Linguística I (acompanhado de 12 videoaulas), publicado pelo IESDE-BRASIL, e dos livros Linguagem: práticas de leitura e escrita (livro do estudante e livro do professor), publicado pela Global Editora/Ação Educativa. É membro dos conselhos editoriais de várias revistas científicas, tendo sido, entre os anos de 2013-2020, membro do Conselho Editorial (área de Linguagem) da Cortez Editora. Atualmente, é Presidente da Comissão de Edição e Revisão da EDUFU.

Coleção Estudos da Edição - Diretor(a): Luciana Salazar Salgado

O livro faz parte do dia a dia de todo estudante, muito especialmente nas Humanidades, é também instrumento de trabalho em muitas profissões. Por isso, compreender como esse objeto existe e se tornou um paradigma para outras formas de mediação do conhecimento permite uma apreensão mais efetiva dos conteúdos publicados. Afinal, a forma como esses conteúdos se dão a ler é parte do que se dá a ler: articula, organiza, orienta, induz... A Coleção Estudos da Edição tem como objetivo oferecer a todas as pessoas interessadas conhecimentos sobre os processos de produção editorial, retomando reflexões clássicas sobre o livro, sua forma e difusão, e apresentando reflexões recentes sobre o tratamento editorial dos textos, suas novas materialidades e formas de circulação. Na última década, as questões de mediação editorial ganharam lugar em diversas áreas do saber, para além da história do livro ou da sociologia dos textos, já consolidadas desde o fim do século XX. Questões sobre os modos de autoria, que se conectam às discussões sobre a produção de subjetividade, e questões sobre a técnica como mediadora da intersubjetividade e da leitura se impuseram desde a explosão das plataformas editáveis, de 2005 para cá, quando não só as novas tecnologias passaram a ser objeto de inquietação e de investigação, mas também, com seu advento, outras tecnologias até então apagadas ou mal compreendidas puderam aparecer como elementos constitutivos da produção dos sentidos: o modo como um texto se inscreve materialmente para circular é parte desse texto, de sua vitalidade social. Assim, esta coleção visa contribuir para o movimento de consolidação do que se tem chamado de estudos da edição, incluindo tópicos como revisão de textos, diagramação, projeto gráfico, mediação editorial, história do livro, práticas de leitura, entrecampo... São muitas as rubricas que começam a funcionar como agregadoras de pesquisas acadêmicas e relatos profissionais sobre os mais diversos tipos de texto na sua condição de objeto em preparação para uma vida pública. Esta coleção se dedica a falar desses processos.

Diretor(a): Luciana Salazar Salgado
Linguista, Professora Associada no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL-UFSCar), no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura (PPGLit UFSCar) e também no Programa de Pós-graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Tem experiência na organização e edição de livros e coleções, tanto nas atividades executivas quanto de pesquisa e análise. Autora de títulos sobre o tratamento editorial de textos, como Ritos genéticos editoriais: autoria e textualização (Margem da Palavra), Quem mexeu no meu texto? (Artigo A), Autorias (Moinhos, Contafios), assume uma perspectiva editorial da autoria: como gestão das materialidades. A bibliodiversidade é o fundamento dessa perspectiva, tanto do tratamento temático da autoria, quanto das práticas de edição dos próprios textos sobre o tema. Essa perspectiva tem acolhida no Grupo de Pesquisa de que participa, o Comunica – inscrições linguísticas na comunicação, e no laboratório de que o grupo faz parte, o Labeppe – laboratório de escritas profissionais e processos de edição (UFSCar, CEFET-MG). Essa ênfase nas materialidades tangíveis em que os textos se inscrevem para ganhar mundo levou ao estudo dos mídiuns digitais e da digitalidade como uma lógica que preside a relação entre sujeitos e objetos. Daí, duas vertentes de trabalho se desenvolvem: 1. a interdisciplinaridade na discussão sobre as formas de distribuição dos textos e dos discursos, em trabalho com o geógrafo Jaime Oliva, documentado, por exemplo, em Espaço comunicativo e fratura social (Fino Traço); 2. a literatura digital do Sul Global e sua estética da desprogramação, em parceria com a pesquisadora Rejane C. Rocha, coordenadora do CTRL+S - Observatório da Literatura Digital Brasileira (NILS/UFSCar).

Conhecimento Aplicado - Diretor(a): Fernando Minuci

A Coleção Conhecimento Aplicado reúne produções autorais que apresentam, de modo acessível ao grande público, conhecimentos de diferentes áreas do saber aplicados a diversas realidades e situações. A Coleção dá visibilidade ao impacto que o conhecimento especializado tem sobre a vida cotidiana, quando se torna acessível ao público em geral.

Diretor(a): Fernando Minuci
Fernando Minuci nasceu em Presidente Prudente (SP) em uma família de descendentes italianos e, desde pequeno, foi motivado a sonhar alto. Aos 10 anos de idade, começou sua trajetória no esporte acompanhando seu irmão nos treinos de basquete. Jovem, mudou-se para Franca (SP) em busca do sonho de ser jogador de basquete (seguindo os passos dos familiares que emigraram da Itália). Pouco tempo depois, já estava integrando a equipe do time principal de basquete de Franca e, também, a equipe da Seleção Brasileira de Basquete. Defendendo a camisa da Seleção, participou de 2 Olimpíadas, 2 Mundiais, 2 Panamericanos e 2 Sul-americanos. Foram mais de 20 anos dedicados ao esporte. Paralelamente à carreira esportiva, cursou Administração de Empresas, tendo MBA em Gestão Empresarial, formação que mais tarde, após o término da carreira no esporte, possibilitou que ocupasse cargos de destaque em diversas empresas. Sempre foi um estudioso atuante em diversos projetos de formação de jovens, buscando transmitir seus conhecimentos e experiência adquiridos tanto no esporte, quanto nas áreas acadêmica e empresarial. Atualmente, investe na realização de parcerias que possam estabelecer pontes entre o conhecimento especializado e a prática profissional, entre o conhecimento especializado e a vida cotidiana, entre o conhecimento especializado e o autoconhecimento, a fim de promover o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos envolvidos.

Catálogo infantil

Coleção Construindo a leitura - Diretor(a): Lara Vieira Balieiro Tasso

A Coleção Construindo a Leitura é voltada a leitores infantis que estão tendo seus primeiros contatos com padrões de língua escrita. Mesmo inseridos em uma sociedade permeada de textos orais e escritos, esses leitores não possuem autonomia para procederem à leitura de textos escritos e contam, por isso, de maneira privilegiada, com as ilustrações dos livros, a partir das quais formulam hipóteses de leitura cheias de imaginação. Por isso, a Coleção Construindo a Leitura, com textos em prosa e verso, reserva um amplo espaço às ilustrações, sem, entretanto, banalizar a construção de narrativas e de poemas, uma vez que construir noções adequadas de texto é fundamental, desde os primeiros anos da infância e da escolaridade. Nesta etapa de aquisição de língua escrita, a interação com um leitor proficiente é fundamental e, para estimular esse encontro, os livros da Coleção constroem universos instigantes que propiciam o diálogo e a troca de experiências. A grafia de todos os livros desta Coleção é feita em CAIXA-ALTA, em função da etapa de escolarização das crianças.

Faixa etária: 5 e 6 anos - Educação Infantil e Ensino Fundamental: 1º ano

Diretor(a): Lara Vieira Balieiro Tasso
Lara Vieira Balieiro Tasso carrega em seus sobrenomes linhagens de contadores de histórias, educadores e artistas. Apaixonada por línguas e livros, graduou-se em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP) no ano de 2012. Durante a graduação, contribuiu para pesquisas sobre a estrutura da língua portuguesa, com foco em fonética e fonologia, e aprofundou seus estudos na língua e na literatura francesas. Ainda durante a faculdade, iniciou sua carreira como professora de inglês, carreira que exerceu durante 9 anos. Em 2018, aventurou-se no mercado editorial e trabalha atualmente como editora sênior de materiais didáticos. Mãe de dois filhos, Lara sonha em contribuir para a criação de uma literatura brasileira infantil que promova o desenvolvimento íntegro das crianças, pautada em valores que julga primordiais em uma sociedade: amor, respeito e família.

Coleção Primeiras leituras - Diretor(a): Lara Vieira Balieiro Tasso

A Coleção Primeiras Leituras é voltada a leitores infantis que se encontram no início do processo de alfabetização. Por meio dos livros que integram a Coleção, esses leitores poderão dar seus primeiros passos autônomos na leitura, experienciando um contato prazeroso com textos em prosa e em verso. Contando com ilustrações, que compartilham com os textos os espaços das páginas, os livros desta Coleção constroem um universo ao mesmo tempo acessível e desafiador para as crianças – exatamente como a educação deve ser.

Faixa etária: 7 e 8 anos - Ensino Fundamental: 2º e 3º anos

Diretor(a): Lara Vieira Balieiro Tasso
Lara Vieira Balieiro Tasso carrega em seus sobrenomes linhagens de contadores de histórias, educadores e artistas. Apaixonada por línguas e livros, graduou-se em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP) no ano de 2012. Durante a graduação, contribuiu para pesquisas sobre a estrutura da língua portuguesa, com foco em fonética e fonologia, e aprofundou seus estudos na língua e na literatura francesas. Ainda durante a faculdade, iniciou sua carreira como professora de inglês, carreira que exerceu durante 9 anos. Em 2018, aventurou-se no mercado editorial e trabalha atualmente como editora sênior de materiais didáticos. Mãe de dois filhos, Lara sonha em contribuir para a criação de uma literatura brasileira infantil que promova o desenvolvimento íntegro das crianças, pautada em valores que julga primordiais em uma sociedade: amor, respeito e família.

Coleção Ampliando leituras - Diretor(a): Lara Vieira Balieiro Tasso

A Coleção Ampliando Leituras é voltada a leitores infantis que já desenvolveram, em grande medida, autonomia para a leitura de textos escritos. São leitores que estão aptos a ampliarem suas experiências de leitura – tanto em relação ao volume dos textos, quanto em relação à complexidade dos processos de linguagem, dos textos, das narrativas. Por isso, os livros da Coleção Ampliando Leituras trabalham com temas mais variados e com uma diversidade maior de gêneros do discurso, a fim de ampliar as experiências dos leitores com o livro e o universo letrado. As obras da Coleção ainda reservam um espaço relevante às ilustrações, mas ampliam consideravelmente os espaços reservados ao texto escrito.

Faixa etária: 9 e 10 anos - Ensino Fundamental: 4º e 5º anos

Diretor(a): Lara Vieira Balieiro Tasso
Lara Vieira Balieiro Tasso carrega em seus sobrenomes linhagens de contadores de histórias, educadores e artistas. Apaixonada por línguas e livros, graduou-se em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP) no ano de 2012. Durante a graduação, contribuiu para pesquisas sobre a estrutura da língua portuguesa, com foco em fonética e fonologia, e aprofundou seus estudos na língua e na literatura francesas. Ainda durante a faculdade, iniciou sua carreira como professora de inglês, carreira que exerceu durante 9 anos. Em 2018, aventurou-se no mercado editorial e trabalha atualmente como editora sênior de materiais didáticos. Mãe de dois filhos, Lara sonha em contribuir para a criação de uma literatura brasileira infantil que promova o desenvolvimento íntegro das crianças, pautada em valores que julga primordiais em uma sociedade: amor, respeito e família.